PM estoura fábrica de armas clandestina em Taubaté. A ocorrência foi registrada na noite desta quinta-feira (19/12), em um imóvel pela Rua Zé Macaco, bairro Água Quente. Um homem, de 39 anos, foi preso e levado à delegacia seccional. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
A ação na fábrica de armas foi desencadeada pelas equipes do BAEP (Batalhão de Ações Especiais), após uma denúncia de que o suspeito portava uma arma de fogo, pela rua Úrsula Isabel de Melo, que fica no Jardim São José. Com as informações, os policiais se dirigiram ao local dos fatos e abordaram o homem, com base nas características passadas pelo denunciante.
Ele foi abordado em frente a um comércio e tinha ao lado uma sacola. Na revista pessoal nada foi encontrado, porém na sacola estava a submetralhadora de fabricação caseira, supostamente calibre 9 milímetros. que na casa encontraram uma submetralhadora, um fuzil e uma carabina, além de diversas munições.
Segundo a PM, durante entrevista, teria assumido que a arma encontrada na sacola era de sua propriedade, acrescentando que fabricava armas de fogo artesanalmente e que estaria no local da abordagem para realizar a entrega do armamento a um suposto possível comprador.
Ao ser perguntado onde realizava a fabricação do armamento, o suposto autor respondeu que fabricava em sua residência localizada na Rua Zé Macaco, bairro Água Quente, e imediatamente, o suposto fabricante de armas conduziu os policiais militares ao local dos fatos.
Chegando lá, a equipe de polícia militar se deparou com uma carabina artesanal, um fuzil, supostamente no calibre 7.62, também artesanal, munições diversas, petrechos supostamente usados na fabricação dos armamentos e peças diversas de arma de fogo.
Os investigadores da Polícia Civil estiveram pelo local para colher informações e fazer registros fotográficos. Na delegacia, o homem preferiu manter silêncio durante interrogatório.
Na fábrica de armas foram apreendidos:
- 19 peças de armas de fogo e/ou simulacros.
- Armamento de produção artesanal em estado de conservação regular.
- 33 munições calibre 7.62.
- 5 munições calibre 5.56.
- 16 munições calibre 9mm.
- Maleta preta.
Objetos apreendidos no local:
-
- 21 peças de armamento de fabricação artesanal.
- 4 placas identificadoras de veículo.
- 2 maletas e 1 suporte para acondicionamento de arma de fogo e/ou simulacro.
A prisão do homem por fabricar armas
A prisão em flagrante do homem foi confirmada pela autoridade policial, com base no artigo 17 da Lei nº 10.826/03, por comércio ilegal de armas de fogo. A materialidade do delito foi comprovada pelas apreensões realizadas, enquanto a autoria foi confirmada pelos depoimentos das testemunhas.
A entrada no domicílio foi considerada lícita e justificada pela constatação de flagrante delito. O investigado foi recolhido à delegacia plantonista e permanecerá à disposição do Poder Judiciário. A autoridade policial também indicou que não foi possível a fixação de fiança, considerando a pena máxima aplicável ao crime.
O autor foi formalmente indiciado pelo crime de comércio ilegal de armas de fogo, e o caso será submetido à análise judicial para as medidas cabíveis. Ele vai passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (20). A polícia, agora, busca descobrir para quem o armamento era fornecido e quem fornecia as peças para a fabricação das armas.
[back-redirect link=”https://www.vale360news.com.br/”]