Multas de trânsito por videomonitoramento em Caçapava passam a valer a partir deste sábado (28/12). O Vale 360 News já havia adiantado que o sistema de monitoramento e os testes dos agentes de mobilidade estavam em fase de ajustes e que a medida passaria a vigorar ainda em 2024. Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura confirmou que o motorista que cometer infração de trânsito capturada pelas câmeras pode ser multado. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Ao todo são 21 câmeras posicionadas em pontos estratégicos do município que ajudarão a identificar situações como estacionamento irregular de veículos, circulação indevida, uso de celular no volante, entre outras infrações.
A Prefeitura de Caçapa, por meio da secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana informa que todas as câmeras estão devidamente sinalizadas em seus pontos de instalação como exige o Código de Trânsito Brasileiro e a equipe do Centro de Operações Integradas preparada para operá-las. Essa é uma constatação que também foi feita pela reportagem do Vale 360 News.
O sistema de videomonitoramento foi implantado em parte com recursos de emenda legislativa e fontes próprias do município. Qualquer cidadão que for pego, por alguma câmera, cometendo infração de trânsito poderá ser autuado.
Pontos com maior incidência de infrações
Entre as áreas com maior número de irregularidades estão a região do Mercado Municipal, a Praça da Bandeira e a Avenida Brasil, próxima à rodoviária. Esses locais apresentam infrações frequentes devido ao fluxo intenso de veículos e à necessidade de carregamento e descarregamento.
Evitar a chamada ‘indústria da multa’
A secretária enfatizou que o objetivo da fiscalização é garantir o cumprimento das leis de trânsito, e não gerar multas de forma arbitrária. “O termo ‘indústria da multa’ é pesado. Quem desobedece às leis de trânsito será punido conforme o CTB. Respeitar as regras é a melhor forma de evitar autuações,” declarou Lia.
Integração com segurança pública
Além da fiscalização de trânsito, o COI será utilizado para colaborar com a Polícia Militar e a Polícia Civil em casos de segurança pública. “Os operadores conseguem buscar informações com base em vestimentas, características de veículos ou placas relacionadas a crimes. Esse é mais um recurso para tornar a cidade mais segura,” explicou a secretária.
Saiba mais sobre as Multas de trânsito por videomonitoramento em Caçapava
Siga nosso Instagram
[back-redirect link=”https://www.vale360news.com.br/”]