O transporte coletivo de Taubaté pode ser paralisado a partir do dia 20 de dezembro devido ao atraso nos repasses da Prefeitura para a empresa ABC, responsável pelo serviço na cidade. O alerta foi feito pelo presidente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, Ronaldo Costa, em contato com o Vale 360 News nesta terça-feira (17/12). CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
De acordo com Ronaldo Costa, a empresa informou ao sindicato que não terá condições de realizar os pagamentos da segunda parcela do décimo terceiro salário, do adiantamento salarial e do vale-alimentação, que vencem no próximo dia 20. Segundo ele, a situação é reflexo da falta de repasses da administração municipal, que vem sendo cobertos pela empresa há meses.
Declaração do Sindicato
Ronaldo Costa destacou que o sindicato foi notificado pela empresa sobre a situação financeira crítica e fez um apelo à população e ao poder público para evitar a paralisação do transporte.
“infelizmente, a partir do dia 20, vocês (população de Taubaté) poderão ficar sem transporte porque nós acabamos de ser notificados que a empresa ABC não vai conseguir fazer o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro, do adiantamento também, que vence no dia 20, e do ticket-alimentação.”
O sindicalista afirmou que a empresa não conseguirá mais arcar com as despesas, uma vez que a Prefeitura de Taubaté não tem realizado os repasses necessários.
“A Prefeitura já está há algum tempo sem fazer o repasse para a empresa. Segundo a empresa, eles já vêm cobrindo essa despesa há alguns meses, só que dessa vez não conseguem mais. E a Prefeitura simplesmente não faz a sua parte, não faz o seu papel,” completou Ronaldo.
Apelo à População e Poder Público
Na entrevista, Ronaldo citou situações semelhantes ocorridas em Guaratinguetá e Jacareí e fez um pedido direto aos moradores de Taubaté, solicitando apoio para pressionar o poder público:
“A população não pode ficar sem o transporte coletivo por falta de responsabilidade, por falta de administração. Então, o apelo que o sindicato faz é para que o poder público tome providências. Esses trabalhadores não podem pagar por um erro que não é deles, e a população também não pode pagar.”
O presidente do sindicato ressaltou que, caso a situação não seja resolvida, a paralisação do transporte será inevitável.
“Se precisar, nós vamos ter que fazer [a paralisação], porque essa é a única ferramenta que a classe trabalhadora tem. E a gente pede o apoio de cada um de vocês.”
Situação Atual
A empresa ABC, responsável pelo transporte coletivo em Taubaté, já notificou o sindicato sobre as dificuldades financeiras e aguarda uma resolução junto à Prefeitura. Até o momento, a administração municipal não se manifestou oficialmente sobre o caso.
O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba segue monitorando a situação e aguarda uma resposta do poder público antes do vencimento dos pagamentos no dia 20. Caso não haja solução, a paralisação poderá afetar milhares de usuários do transporte coletivo na cidade.
Siga nosso Instagram
[maxbutton id=”2“]
Leia mais
[back-redirect link=”https://www.vale360news.com.br/”]