A Defesa Civil de Taubaté interditou duas residências na Rua da Liberdade, no bairro Barreiro, neste domingo (29/12), devido ao risco iminente de deslizamento de terra. A vistoria foi realizada após o deslizamento de massa ocorrido no dia 27 de dezembro, que matou três pessoas e deixou uma ferida. Neste domingo, equipes foram mobilizadas para avaliar a segurança das edificações vizinhas ao local em que aconteceu a tragédia. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Segundo o relatório da Defesa Civil, um talude de aproximadamente 15 metros, localizado rente à residência de um dos moradores apresenta várias trincas e cicatrizes geológicas. O barranco sofre infiltração de água, acumulada pelas chuvas recentes, aumentando o risco de movimentação de massa. A residência foi interditada totalmente, e ele, único morador do imóvel, foi orientado a buscar apoio junto ao SEDIS (Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social). No momento, ele está alojado na casa de um amigo.
Em outro imóvel também vizinho foi constatado que o talude, com cerca de 5 metros, também apresenta riscos. A área sofre com solo encharcado e sinais de movimentação de terra. Apesar da interdição total, o imóvel é de veraneio, e o proprietário possui outra residência fixa, não resultando em desalojados ou desabrigados.
A vistoria contou com a presença de representantes da Defesa Civil, setor de obras e fiscalização, e Guardas Civis Municipais. De acordo com os especialistas que analisaram o local, o risco era desconhecido até então e foi identificado após o ingresso em propriedades particulares, com a autorização dos moradores.
As equipes acionaram o Plano de Contingência (PLANCON) para monitorar a área e orientaram os proprietários sobre os próximos passos. As autoridades continuam acompanhando a situação, e novas avaliações poderão ser realizadas em caso de agravamento das condições climáticas ou estruturais.
Siga nosso Instagram
Leia mais
[back-redirect link=”https://www.vale360news.com.br/”]